Persistência

Muito se escuta que o empresário precisa ser PERSISTENTE, mas qual a definição e como a persistência nos afeta efetivamente?!

Resolvi trazer uma definição: “Persistência é uma característica daquilo que não desiste fácil. Agir com persistência é ser esforçado e focado em seus objetivos, sem deixar-se abalar facilmente por quaisquer críticas ou negativas.”

“Podem ser sinônimos de persistência as palavras empenho, constância, tenacidade e perseverança.”

Penso que a própria definição se explica, não precisando de maiores comentários. O que quero comentar é o fato de nestes anos de atuação como consultor ter encontrado muitas pessoas que se definiam como empreendedores, mas que não conseguiam persistir em seus empreendimentos. Isso é quase uma incoerência.

Muitas vezes o sucesso e o fracasso estão muito próximos e o grande diferencial está na capacidade de persistir.

O empreendedor deve aceitar o risco e a chance de fracasso como parte do processo e deve trabalhar de forma tenaz para a realização de seus propósitos.

Temos que cuidar para não confundir persistência com insistência.

O vocábulo insistência por vezes é utilizado como sinônimo de persistência, mas há uma diferença na origem das palavras que as dão significados diferentes. Insistência vem do latim insistere, que é manter a atitude. Ou seja, a insistência é a repetição de uma ação, relacionada também à teimosia, enquanto a persistência é o ato de manter ou até mesmo resistir, mas com uma conotação mais positiva.

Em sua aplicação prática, as duas palavras falam em foco nos objetivos. Mas enquanto com o uso de insistência a pessoa remete a mesma estratégia, a persistência pode incluir rever as ações e se adequar a fim de alcançar o seu objetivo final.”

No fim, o grande motivador para que um empreendedor realmente seja persistente está ligado diretamente ao tamanho de seu sonho.

Muito sucesso para todos.

 

Fonte: https://www.significados.com.br/persistencia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *