Influência dos fatores externos nas decisões empresariais.

O cotidiano do empreendedor exige que ele tome decisões constantemente. Porém, quando a implementação destas decisões depende apenas de fatores internos fica mais fácil, pois todos os fatores envolvidos em sua implementação estão nas mãos do empreendedor. Para que as surpresas sejam evitadas, faz-se necessário uma boa dose de planejamento e disciplina.

O grande problema está quando fatores externos afetam o planejamento realizado e consequentemente os resultados.

A antecipação às variáveis que chamamos de “incontroláveis” permite ações de enfrentamento que minimizam as dificuldades e as perdas. Para que isso se torne possível é fundamental que o empreendedor esteja atento a tudo que acontece no ambiente econômico, não só no micro-ambiente, mas também no macro.

O mercado dá sinais e o simples fato de não ter condições de prever com exatidão o que acontecerá no futuro próximo já é um alerta para cautela nas decisões. O ideal nos momentos que exigem a decisão, é manter a serenidade e avaliar todos os fatores envolvidos e suas consequências, sejam elas  positivas ou negativas, favoráveis ou desfavoráveis, levando em consideração que sempre existem prós e contras e eles precisam ser considerados independente da gravidade da situação atual.

Existe um fator que é primordial na tomada de decisão, aliado as considerações anteriormente expostas, é fundamental que qualquer que seja a decisão, o tempo de avaliação não se prolongue de mais, dessa forma, sendo decidida de maneira rápida. A velocidade na tomada de decisão pode ser um diferencial entre o sucesso e o fracasso, pois nem sempre teremos todas as informações necessárias para a melhor escolha, mas a falta de escolha é pior que qualquer decisão tomada.

 

“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade” – Albert Einstein

 

Henrique Bilbao

B&S Soluções Empresariais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *